quinta-feira, julho 03, 2014

A ambição do insatisfeito

Sentimos todos os dias que queremos mais, mais de tudo! O que alcançamos nunca chega porque podemos sempre fazer mais e melhor, e diferente... Seremos insatisfeitos ou ambiciosos? Talvez um pouco de ambos.... Mas a ambição cega pode conduzir-nos ao desastre de não sabermos aproveitar todas as conquistas... Mas antes arriscar numa cegueira que nos traga sucessos e derrotas indicando-nos que tentamos, que procurámos uma perfeição utópica do que a segurança de uma sóbria tranquilidade idílica e fantasiosa.... Vamos ficar insatisfeitos, vamos em busca das melhorias que podemos alcançar, sejamos ambiciosos!

domingo, maio 25, 2014

24 horas

24 horas para dar uma volta completa sobre si própria percorrendo 40192 km (no Equador...). Como é possível? Viajando a cerca de 1675 km/h no seu movimento de rotação!
Já as minhas 24 horas parecem nunca chegar... Não sei quantos km calcorreio mas suponho que não devem ser muitos, infelizmente... Mas ainda assim tenho a sensação de que o dia é demasiado rápido para que o acompanhe! Bom seria poder fazê-lo a uma velocidade cruzeiro (dizem que é uma velocidade constante, "normal"!)... Atrevo-me até a dizer que até esse seria extraordinariamente rápida para mim.... O ótimo seria podermos percorrer o nosso percurso ao nosso ritmo, sem pressas, vivendo todos os instantes com a intensidade devida, explorando o presente com a energia e a força que temos pouco depois de acordarmos de uma noite bem dormida, no nosso ninho da alma... Assim poderíamos viver todos os dias o presente, ansiando um futuro generoso de tempo de qualidade, recordando um passado tranquilo e com poucos despistes!
Infelizmente, as nosas 24 horas parecem ser 12... Isso implica que todas as obrigações e opções tenham de ser cumpridas na metade do tempo que normalmente exigiriam e então, vemos a vida a fugir por entre os dedos, a juventude escorregar dando lugar às pequenas rugas de expressão do avanço da idade.... E mesmo antes de chegarmos à velhice, apercebemo-nos do rpesente ser passado e do futuro pouco vivido.... 24 horas é muito pouco tempo e a Terra devia avançar mais devagar... Pelo menos conheço um culpado!